Boas Pessoal.
Vamos ao review do GP de Mônaco, que na visão desse humilde blogueiro é simplesmente um desfile de carros em alta velocidade, porém a tradição da pista a mantém, e provavelmente a manterá na F-1 por tempo indeterminado.
Se a FIA quiser já pode colocar o nome do piloto campeão da temporada 2009 de F1 no troféu entregue no fim do ano: Jenson Button, que ganhou de forma incontestável, cinco vitórias em seis corridas, não se via um domínio de um piloto na F-1, desde os tempos de Schumacher na Ferrari, que tinha como segundo piloto... Rubens Barrichello, que hoje é segundo piloto de Button, isso sem contar o Ross Brawn, figura determinante nas duas ocasiões.
Barrichello fez uma corrida burocrática, chegou em segundo, como já fizera em Mônaco nos tempos de Ferrari... Aliás, Barrichello falou durante a semana que antecedeu o GP que seu resultado em Mônaco iria calar a boca de muitos, espero que acabe calando a dele, pois cada vez que abre a boca é para queimar seu próprio filme. Barrichello não possui a velocidade de Button e ponto.
A Brawn até o momento, é a equipe dominante até aqui, e apostaria meu dinheiro que será campeã de construtores ao fim do ano.
Boa surpresa foi o desempenho da Ferrari, parece que o time de Maranello teve uma melhora de performance notável, pelo menos nessa corrida de Mônaco, pois devido às baixas velocidades alcançadas nessa corrida, o circuito demanda acertos de carro totalmente distintos do resto da temporada, além disso o downforce nessa pista, perde importância, o que pode ter feito tanto Ferrari como McLaren terem mostrado desempenhos melhores nesse GP de Mônaco, uma vez que é sabido que a maior deficiência de ambos os carros era a falta de equilíbrio aerodinâmico, isso sem contar o KERS. Saberemos realmente quanto evoluíram Ferrari e McLaren ao término do próximo GP.
Raikkonen, que largou em segundo, do lado sujo da pista, caiu para terceiro na largada e ali ficou até o fim da corrida. Corrida burocrática, mas ao mesmo tempo alentadora se olharmos para os últimos resultados da Ferrari nas provas anteriores.
Raikkonen, que largou em segundo, do lado sujo da pista, caiu para terceiro na largada e ali ficou até o fim da corrida. Corrida burocrática, mas ao mesmo tempo alentadora se olharmos para os últimos resultados da Ferrari nas provas anteriores.
Massa Largou em quinto, superou Rosberg na largada, e ainda nas primeiras voltas tentou passar um lento Vettel na saída do túnel não conseguiu passar Vettel e acabou perdendo a posição para Rosberg novamente, se recuperou durante a corrida e chegou em quarto.
A crise que assolava os vermelhos, até o próximo GP será só uma “marolinha”.
Mark Webber salvou a Red Bull, chegando em quinto no GP monegasco, Vettel teve um desempenho sofrível até errar e bater na curva Sainte-Dévote. A performance da Red Bull parece ter decaido sensivelmente, a ver no próximo GP, afinal como já escrito acima, Mônaco é um caso à parte.
Rosberg chegou em sexto, após um bom final de semana, merecido os pontos, além de passar Vettel no início na saída do túnel, logo depois de Massa ter tentando a mesma coisa e ter feito lambança. Bom para a Williams a única garagista das antigas que sobrou na F1, um time a se respeitar. Já Nakajima sem comentários, conseguiu bater na última volta, definitivamente a F1 é coisa demais para Nakajima.
Alonso levou seu fraquíssimo Renault ao sétimo lugar e marcou dois pontinhos, fez o que dava com o que tem na mão. Piquet pimpolho estava em décimo primeiro quando foi atropelado por Sébastien Buemi na freada da Sainté-Dévote na décima volta, mais uma vez não marcou pontos, mas pelo menos dessa vez tem um álibi para se explicar.
Bourdais chegou em oitavo com sua Toro Rosso, e assim consegue se afastar da eminência de desemprego pelo menos até o próximo fraco desempenho.
Fisichella com seu Tata Nano conseguiu um respeitável nono lugar, o que para o carro que conduz, está bom demais.
Timo Glock, Jarno Trulli e a Toyota não se acharam em Mônaco, alinharam nas ultimas duas posições de largada. Não acredito numa súbita perda de performance, ainda mais dessa magnitude, provavelmente o carro não funcionou em Mônaco. A conferir nas próximas corridas.
A McLaren...Hamilton bateu no Q1, iria largar em décimo sexto, porém tiveram que trocar a transmissão do carro e ele largou da última posição. Sua corrida acabou no sábado. Kovalainen vinha realizando uma corrida honesta, mais errou sozinho nos esses da piscina, bateu e abandonou a prova. A Mclaren mesmo com o desempenho insatisfatório dessa temporada, parece ser equipe demais para Kovalainen.
A BMW está completamente perdida, é o simbolo de que o KERS em nada adianta, na verdade atrapalha o desempenho, um verdadeiro tiro n’água, Kubica já está dando declarações públicas que demosntram a insatisfação com o desempenho do time, o que deteriora também o ambiente dentro do time.
Sutil dessa vez passeou pela orla da riviera monegasca.
Mas o pior desempenho de todos foi do narrdor oficial, o que ele queria dizer com pilotar em outra dimensão? Seria capacidade de concentração? Usou também o célebre “reta curva”, que faz parte das leis da física Galvaniana, onde a grama acelera o carro... Está difícil de aturar tanta besteira, felizmente depois da F1 tem o Auto Esporte, que é pior ainda, e faz todos esquecerem rapidinho das basteiras do narrador oficial de bocha.
Bom, é isso.
Até o próximo GP.
2 comentários:
O Button já pode comprar o Kaol (ou Silvo, se preferir) e separar aquela camiseta velha pra polir o caneco, afinal depois de hoje, só falta gravar o nome...
Acho que Rubens dá sorte para os companheiros de equipe... O desempenho dele foi ótimo, pra ser perfeito é só manter a boca fechada...
De fato tá difícil de engolir o Galvão... Quem salva é o Burti, quando o Galvão deixa ele falar...
Belo review Carlo!
Belo review,
Só acho que a Ferrari não evoluiu tanto assim, Monaco é mesmo diferente de tudo e se dependesse de mim, abolia essa corrida ridícula. Decepção foi ver as Toyotas que realmente não fizeram nada. Como pode dar um revertério tão grande nesse circuito de autorama antigo?
Se o Piquet não fosse acertado por trás rodaria e deixaria a corrida em no máximo 10 voltas. Fica a sugestão para o Blog. Fazer uma votação antes das corridas para saber em que volta o Piquet vai bater...
Abs
Badiiiiiiii
Postar um comentário