domingo, 19 de abril de 2009

Review GP da China


Boas Pessoal.
Vamos ao review desse humilde blogueiro sobre o GP da China.
Mais uma corrida molhada na Ásia, menos caótica que o GP da Malásia, até mesmo porque o número de voltas foi completado.
Quem completou todas essas voltas de maneira brilhante foi Vettel, o alemão vai mostrando que é realmente um piloto especial, pilotou como se tivesse anos de experiência, sem cometer erros, uma vitória convincente, como fora a de Monza no molhado no ano passado.
Colocaria sem dúvidas Vettel como o melhor piloto em atividade hoje na F-1 quando o quesito é tocar a barata no molhado. A satisfação da Red Bull para com seu jovem piloto, ficou explícita nas mensagens de rádio trocadas durante a volta de desaceleração.
Algumas curiosidades sobre o mais novo Rainmeister da F-1:
Obteve dois pódiums na carreira até agora os dois no lugar mais alto.

Obteve duas poles na carreira, e ganhou as duas corridas em que largou na ponta.

Foi o primeiro vencedor e primeiro pole na história de duas equipes distintas, Toro Rosso e Red Bull, porém de um mesmo dono.
Por falar em Red Bull, o outro motorista do time, Mark Webber, também fez uma ótima corrida, chegando em segundo, de qualquer forma chegou atrás de seu jovem companheiro de equipe, o que acaba por diminuir a qualidade de sua corrida de qualquer forma, e no pódium ele demonstrou isso, era só ver o sorriso amarelo na cara dele.

A Red bull provou que nem só de difusores são feitos bons carros, mas sim de projetos bem nascidos, ponto para Adrian Newey, que com esse carro prova que não perdeu a mão, pois concebeu um ótimo bólido.

Por falar em carros bem nascidos, a Brawn fez uma corrida mais discreta em comparação à Austrália e Malásia, porém muito eficiente.
Barrichello, fez uma qualificação muito boa, largou em quarto, mesmo estando mais pesado que Button, porém na corrida, com uma saída de pista, dizimou essa vantagem, Button passou e à partir daí, só aumentou sua vantagem sobre Rubens. Na última parada de box, Barrichello optou por não trocar os pneus, pois a pista estava secando, e um pneu de chuva gasto funciona melhor que um novo nessas condições, porém algumas voltas depois voltou a chover, e à partir daí suas esperanças de um resultado melhor acabaram, além de ter tido problemas nos freios. Button, ao contrário, assumiu menos riscos na corrida, com uma tocada segura, somou pontos importantes na corrida pelo título, abriu mais vantagem para o segundo colocado no campeonato, Barrichello, e vai sedimentando assim, a posição de primeiro piloto dentro da Brawn.

Hamilton, novamente, como em outras ocasiões, entrou no modo “besta veloz” de pilotagem nesse GP. Realizou muitas ultrapassagens, só em Raikkonen foram três, porém errou pelo menos quatro vezes, e acabou chegando atrás de seu companheiro de equipe Kovalainen, que finalmente terminou uma corrida. O finlandês foi discreto, porém no final mais eficiente que Lewis.

Por falar em McLaren, durante o final de semana do GP, o todo poderoso Bernie Ecclestone, afirmou que o julgamento da McLaren e de Hamilton, pela confusão gerada no GP da Austrália, não será amenizado devido à saída de Ron Dennis do time. Definitivamente Dennis perdeu o braço de ferro com seus desafetos Max Mosley e Bernie Ecclestone, e as consequências serão conhecidas no dia 14 de maio, dia em que a FIA vai apresentar um veredicto.

Após três corridas, pode-se afirmar que o F-60 da Ferrari é um tiro n’água, nessa corrida não houveram erros táticos aparentes por parte da equipe da Maranello, porém Massa que vinha fazendo uma ótima corrida de recuperação, foi traído por seu carro que apagou em plena pista, durante uma das intervenções do Safety Car, quando estava em terceiro lugar, após ter largado de uma indigesta décima sexta posição. Raikkonen também se queixou do funcionamento do motor nas voltas iniciais, e após a corrida também constatou que teve problemas de aderência, Raikkonen juntamente com Trulli da Toyota, disputaram o troféu de piloto mais ultrapassado durante o GP da China.

A Ferrari continua sem pontos no campeonato desse ano, após 3 provas realizadas, na mesma situação que ela somente a modesta Force Índia, um péssimo desempenho, Raikkonen em entrevista no sábado já jogou a toalha e declarou que a meta esse anos é no máximo ganhar uma corrida aqui, outra ali, porém nada de disputa de título. Massa também se mostra descontente com a equipe, e a crise no reparto corse de Maranello se aprofunda a cada dia. A batata de Stefano Domenicale deve estar mais que tostada, deve estar queimada, não se surpreendam se ele voar nas próximas semanas.
A Toyota teve corridas distintas para seus dois pilotos, Glock que teve sua posição de largada prejudicada, pois a equipe teve que substituir a transmissão do Toyota do Alemão, mesmo assim fez uma corrida honesta, chegando em sexto e aos pontos. Já Trulli, tomou um sem números de ultrapassagens até que Kubica da BMW o ultrapassou literalmente por cima. Foi melhor assim, pois depois de tomar tantas ultrapassagens, o melhor a fezer era sumir de cena.

Trulli, que sempre foi um piloto competente, parece não ter encontrado o caminho nas águas chinesas, se continuar se apresentando dessa forma nas corridas terá em breve, seu posto de primeiro piloto dentro da equipe da fábrica dos Corollas, contestado por um Glock que vem se mostrando melhor a cada GP.
Por falar em melhor a cada GP, a BMW não sabe o que é isso esse ano, o carro continua inconstante, alternando performance boas e medíocres, nesse GP da China com certeza foi medíocre, muito aquém do esperado, os Bávaros tem um longo caminho para se tornarem realmente competitivos .
Ao final do GP da Malásia, a imprensa mundial, acabou por colocar em xeque o desempenho dos pilotos da Toro Rosso. Pelo menos o estreante Bastião Buemi mostrou um desempenho eficiênte durante o molhado GP da China, em que pese, ter quase tirado Vettel da corrida durante uma das intervenções do Safety Car, fez uma corrida honesta, andou na frente no começo da prova, e marcou um pontinho, chegando em oitavo, porém precisará mostrar a que veio nas próximas corridas do mundial, se quiser continuar na F-1.


Já Bastião Bourdais, rodou, escapou da pista, perdeu posições fazendo assim, uma corrida medíocre, sua permanência na equipe está com certeza ameaçada, já se fala até que o primeiro sobrinho pode entrar em seu lugar.
Essa semana Senninha recusou o convite feito pela Mercedes, para andar de DTM, como justificativa afirmou estar focado na F-1, alguém precisa avisar para ele, que para estar focado em algo, precisa-se ou estar participando realmente dele, ou pelo menos estar no meio, andar (na ponta) em alguma categoria de boa exposição, e isso o DTM é. Ficar à pé, com certeza não é uma boa maneira de se almejar um ingresso na F-1.

Se Bourdais após esse GP, tem risco real de perder seu lugar na equipe, o que dizer de Piquet Jr. ... Mais uma vez fez uma qualificação ridícula, ficou reclamando do carro, na corrida, saiu da pista algumas vezes, reclamou das condições de aderência e visibilidade. Alguém tem que avisar que o piso molhado e a pouca visibilidade era igual para todos que estavam correndo... A equipe tem seus motivos para apostar em Alonso, que inclusive, quando ingressou na Renault de cara começou a incomodar Trulli, se Piquet Jr. quer tratamento igual dentro da equipe, tem que mostrar serviço, só exigir, reclamar e não dar nada em troca, não vai levar á lugar nenhum a naão ser seu desligamento da equipe.

Alonso, estava com pouco combustível para a largada, conseguiu um segundo posto no grid, se enfiando entre as Red Bull. A prova começou sob Safety Car, e antes mesmo do mesmo deixar a pista, Alonso fez sua primeira parada caindo para o último posto do grid. Se após a saída do Safety car, Alonso só desse no máximo umas 5 voltas, e depois tivesse que entrar no boxes, acabaria perdendo mais tempo do que perdeu realizando a parada durante o Safety Car. Na verdade o plano inicial de Alonso de largar com pouco combustível era para usar de cara os pneus macios, que estavam se deteriorando rápido, e à partir daí utilizar os pneus duros, a chuva estragou tudo para Alonso, de forma análoga em que beneficiou Massa que estava com bastante combustível na largada.

Sutil fez uma grande apresentação, iria chegar aos pontos com o fraco Forçe India, porém à seis voltas do fim seu carro aquaplanou e estampou o Guard Rail, forçando o alemão a abandonar a prova. Sorte da Ferrari, senão estaria ela sozinha isolada na lanterna do mundial. Fisichella deve estar fazendo seu ano derradeiro na F-1.
Menção honrosa novamente ao narrador genérico (narra desde F-2, até desafio de gamão e bocha) da globo, alguém precisa avisar para ele que não existe difusor genérico, mas que na verdade, genérico é o que os principais patrocinadores da categoria bolha-engana –trouxa-voa-capô-onde-meus-filhos-correm, fabricam.
Até o GP da Bahrein.
Abraços a todos.

4 comentários:

L.O. disse...

Difusor genérico é fortíssimo...

Belo review Carlo!

Blog do Malfitani disse...

Fala L.O.!

Difusor genérico deve ser em gotas!

Obrigado pelo elogio!

Semana que vem tem o do GP do Barhein!

Grande Abraço!

Barbosa disse...

É isso aí Carlão, mandou bem no review!
abraço

Blog do Malfitani disse...

Valeu Murilo!

Fique ligado no review dos próximos GPs, sinto que assunto não faltará!

Grande Abraço.