domingo, 26 de abril de 2009

Review GP do Bahrein.

Boas Pessoal.

Vamos ao review do GP do Bahrein por esse humilde blogueiro.

Finalmente uma corrida com pista seca, aliás para dizer a verdade corrida um pouco monótona, o começo muito bom, com várias disputas por todas as posições, mas à partir da quinta volta a corrida virou um marasmo, essa que foi a última corrida antes da fase européia da temporada 2009.




And the winner is Jason Button, novamente uma corrida impecável do inglês. Fico imaginando o sentimento de Button hoje, depois de ter sido esquecido após o fenômeno Hamilton. Com certeza Button tem muito o que comemorar, e vai andando à passos firmes em busca de um título.



Já seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, não tem muito o que comemorar, apesar de ter um ótimo carro na mão, está tomando uma surra de Button dentro da própria equipe, e como andou consistentemente atrás de Button nas 4 primeiras corridas do ano, deve à partir da próxima corrida que marca o início da fase européia da temporada, ser oficialmente declarado segundo piloto da Brawn.

Aliás em determinado momento da corrida de hoje, Barrichello estava voando, chegando muito rápido em Vettel, Trulli e Hamilton, que no momento disputavam a segunda posição, quando teve que parar nos boxes, e estranhamente realizou uma parada a mais que o normal, a transmissão atriibuiu a parada a uma mudança de estratégia, o que eu não acredito ter acontecido, provavelmente algum problema nos penus deve ter ocorrido, a conferir.

O que na verdade acabou com a corrida de Rubens foi sua posição de largada, sexto, estando mais leve que Button no qualifying. Na F-1 de hoje para ganhar no domingo, tem que se fazer um bom trabalho no sábado.
Ainda durante a prova, sinceramente não entendi porque na disputa de posições com Piquet Jr., Barrichello ficou reclamando, erguendo os braços dentro do carro. Seria o calor Bahrenita? Com tantos anos de F-1 rubens deveria saber que posição se ganha com ultrapassagens e não com choro.

Enfim, a F-1 cobra resultados, e Button tem apresentado resultados muito melhores que Rubens, e como a partir do próximo GP na Espanha, algumas equipes podem enconstar ou até superar o desempenho da Brawn, provavelmente seu primeiro piloto está escolhido, o Inglês.


Por falar em melhora de desempenho de outras equipes, Red Bull e Toyota parece que diminuiram o gap de performance para a Brawn, o que tende a deixar o campeonato mais disputado daqui para a frente.

Trulli e Glock fizeram um e dois no qualifying, porém durante as corridas a Toyota parece ainda não ter a consistência, tática e velocidades necessárias para ganhar corrida, porém o time vem melhorando a cada corrida, aliás pensei que seria hoje, e me enganei redondamente, mas devem começara a incomodar em breve.



Outra equipe que vem melhorando a cada corrida, após um início de temporada muito ruim é a McLaren. Hamilton vem melhorando suas posições nas corridas desse ano a cada GP, hoje chegou em quarto. Porém em declaração após a prova o Mesmo se mostra preocupado com o GP da Espanha, onde se utiliza uma maior carga aerodinâmica, prova de que a McLaren está melhorando, porém ainda tem muitos pontos, principalmente de ordem de gerenciamento do ar a resolver. Outro membro que anda preocupado dentro da McLaren é Martin Whismart, mas por outros motivos, o julgamento da FIA no dia 14 de maio, devido a omissão de informação no GP da Austrália. Whismart chegou a afirmar que dependendo do veredito, o time pode chegar a perder patrocinadores e até a associação com a Mercedes Benz. Se isso ocorrer, a McLaren será afetada seriamente nos próximos anos.



A Red Bull também se mostra bastante competitiva, ainda que falte algum desenvolvimento do carro para que Vettel consiga disputar vitórias consistentemente (em GPs normais sem piso molhado) esse ano. A equipe incomodar em breve, e pode-se considerar Vettel candidato ao título 2009, a despeito das 3 vitórias de Button na temporada.



Já Webber, não tem muito o que comemorar, no qualifying foi atrapalhado involuntariamente por Sutil , Largou lá atrás e acabou terminando a corrida em 11º não marcando nenhum ponto, enquanto seu companheiro de Equipe Vettel, chegou somente atrás de Button. Webber ficou muito tempo preso atrás de Piquet Jr. o que acabou por comprometer sua corrida de recuperação, ao fim do GP afirmou que é difícil ultrapassar os carros com KERS, o que com certeza Vettel não deve achar, em vista aos seus desempenhos esse ano . Se chegando em segundo na Malásia atrás de Vettel, Webber ficou com cara de tacho no pódium, gostaria de ter visto sua cara hoje ao final do GP Bahrenita.


Agora um pouco sobre a Renault, Fernando Alonso se atrapalhou na largada, colocando duas rodas fora da pista ainda na reta, e fez uma corrida para lá de discreta, mesmo assim garantiu 1 pontinho chegando em oitavo. Ao final da corrida declarou que a Renault tem um longo caminho a percorrer antes de sonhar com disputa de títulos, ele pode afinal foi bi-campeão por essa equipe. Essa semana inclusive, Berger e Lauda declararam que a Ferrari deveria contratar Alonso para 2010, onde há fumaça, há fogo. Piquet Jr. também fez uma corrida bem discreta, a melhor do ano, mas insulficiente para garatir sua presença na equipe até o fim do ano. Continua zerado em pontos e dando desculpas sobre seu desempenho insatisfatório, afinal não tem a nem de perto a moral de Alonso dentro da Renault e se falar mal da equipe na situação em que se encontra, pode ficar sem cockpit de forma instantânea.



Kimi Raikkonen acabou por salvar os primeiros pontinhos para a Ferrari em 2009, chegando em sexto. Mesmo assim, os vermelhos tem um longo caminho pela frente se quiserem ganhar alguma corrida esse ano. Massa acabou por destruir qualquer chance de ponto na largada ao tocar a roda traseira de Raikkonen na primeira curva e danificar sua asa dianteira. Massa continua zerado em pontos, um péssimo começo de temporada para quem disputou o campeonato do ano passado.



Luca de Montezemolo estava no Bahrein, assistiu a corrida dos boxes, apesar de ser supersticioso e evitar fazer isso, pois acredita não trazer sorte ao time quando presente aos GPs. Sinais da crise que assola o time de Maranello. Montezemolo afirmou que a equipe tem um fraco desempenho devido ao regulamento técnico mal escrito (que deu brecha para o difusor duplo), ao tardio início do trabalho no F-60, uma vez que disputaram o título de pilotos e equipe até a última prova do ano passado, e reuniram toda a sua capacidade de trabalho nisso, ao KERS que considera um sistema caro, inseguro e não confiável, e que devido à ele o projeto do carro de 2009, se tornou mais distante ainda do que o de 2008. Como já havíamos alertado aqui, o KERS é vilão, porém a FIA deu a opção de não utilização do mesmo. Se a Ferrari optou por utilizar o mesmo, e agora reclama, deveria entender que fez então uma opção errada no começo do projeto do carro.

Aliás já se fala que para 2010 o KERS será banido, em nome da econômia na F-1. Pessoalmente acho que será banido pois não acrescenta nada na prática, devido ao peso, desequilibra os carros que utilizam e custa muito dinheiro, ou seja é uma nhaca.


Da BMW é melhor nem se comentar nada, o pífio desempenho nas duas últimas corridas mostra que a equipe está perdida, apesar de ter o KERS mais evoluído entre todas as equipes, mais um sinal de que essa traquitana não agrega efeito prático à performance dos carros. Nesse GP chegaram em último e penúltimo.

A Force Índia continua a ser a lanterninha da turma e deve ser assim ao longo do ano, salvo alguma performance inspirada do bom piloto Adrian Sutil. Fisichella vai aprontado sua aposentadoria acho eu, para o fim desse ano. Mesmo assim chegaram a frente de duas BMW e de Buemi, o que hoje em dia, não quer dizer grande coisa.

A Toro Rosso, sente falta de Vettel com certeza. Buemi mostrou um fraco desempenho nesse GP, chegando em antepenúltimo. Bourdais que tem sua vaga ameaçada chegou em 13º, melhor que o companheiro, mas com certeza ainda insulficiente para garantir sua permanência no time até o fim da temporada.

Bom é isso.

Abraços a todos, até o próximo GP.

Um comentário:

L.O. disse...

Parece que o árduo trabalho executado pelo OWG (Overtaking Working Group) ainda não surtiu efeito, pois de fato, a corrida ficou bem cansativa e com poucas ultrapassagens.

Achei lamentável a atitude de Rubens reclamando de Piquet Jr; parece que ele queria que Nelson parasse o carro e fizesse um sinal do tipo "por gentileza, o Sr. primeiro" e educadamente cedesse a posição.

Mas é inegável que estamos vendo um campeonato "sui generis"...

Belo review Carlo!